O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) realiza a sua 1ª Jornada de Transplante de Medula Óssea, no dia 14 de abril, das 8h45 às 17h30, no H Niterói Hotel, em Ingá, Niterói, Rio de Janeiro. Voltado para especialistas e profissionais da área, o evento tem como objetivo promover um debate sobre as principais atualizações e as novas indicações, bem como os procedimentos técnicos, diagnósticos e terapêuticos no âmbito do transplante.
O diretor do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas, irá fazer uma palestra sobre o tema “A escolha do doador: Do irmão ao alternativo sistema de busca REREME/REDOME” e apresentar os dados do Registro Brasileiro.
Durante o evento, o hospital divulgará seus resultados e o planejamento de expansão. O CHN é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, desde 2007, para a realização de transplante de medula óssea autólogo e, desde 2013, para o transplante alogênico aparentado. Até o final do ano passado, foram totalizados 522 transplantes, sendo 480 autólogos e 42 alogênicos. O CHN está em processo de credenciamento para realizar também o transplante alogênico com doador não aparentado.